Faculdade Frassinetti do Recife
Pedagogia


Coordenação: José Paulino Peixoto Filho
Mestre em Educação – UFPE
Especialista em Recursos Humanos – UFPE
Licenciado em Pedagogia – UFPE

Mensagem sobre o tema Institucional SUSTENTABILIDADE
A Educação para a sustentabilidade quando formos capazes de conviver com diversidade humana e ambiental. Educamos para a sustentabilidade quando contribuímos para fazer a leitura do mundo e ao faze-la sermos capazes de amá-lo suficientemente para cuidar e zelar pelo espaço social, cultural e ambiental.

Licenciatura em Pedagogia

O curso de Pedagogia da FAFIRE em consonância com a legislação em vigor, forma para o exercício da Docência na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na Modalidade Normal, em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, em programas e projetos de Educação de Jovens e Adultos e nas áreas onde sejam previstos conhecimentos pedagógicos. Nesse caso, o Licenciado poderá atuar em Instituições Educativas Públicas e Privadas, bem como em Organizações não Governamentais e Empresas.

O Licenciado em Pedagogia poderá atuar:

• Na Docência, organização e gestão de sistema e instituições de ensino, englobando:

- Planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos e experiências educativas em espaços escolares e não - escolares


- Produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional em diferentes contextos e espaços, cria, analisa e avalia materiais pedagógicos, propostas curriculares e assessoria de projetos.

- No âmbito hospitalar, coordena, elabora matérias, desenvolver projetos didáticos e brinquedoteca em classe hospitalar;

Diferenciais Acadêmicos e Metodológicos do Curso de Pedagogia da Fafire

• Currículo atualizado e coerente com as demandas de mercado;
• Qualificação profissional do corpo docente;
• Articulação ensino, pesquisa e extensão que proporciona uma formação sólida e contextualizada;
• Projetos de extensão e ação comunitária, projetos sociais; (Saúde e saber no Imip, Casa de Frei Francisco, Secosne, Visão Mundial)
• Convênios com redes pública e privada de ensino para estágios curriculares obrigatórios e remunerados;
• Infraestrutura adequada à prática educativa;
• Projetos Interdisciplinares;
• Articulação teoria – prática;
• Acompanhamento qualificado a portadores de deficiência;
• Possibilidades de atuação profissional em diferentes espaços escolares e não escolares; escolas Públicas e Privadas, ONGs, Empresas, Hospitais, Educação Profissional, Gestão de espaços escolares e não escolares. Assessoria e consultoria educacional a empresas e editoras;
• Articulação e incentivo com desconto nos cursos de pós – graduação

- No âmbito das empresas, vem sendo requisitado para coordenar projetos de inclusão social, educação corporativa, treinamento de desenvolvimento de pessoal;
- No âmbito social, o pedagogo coordena ações da pedagogia social nas ONGs, institutos, cooperativas, nas casas de acolhimento e inclusão sócio educativa.
O Mercado de trabalho para o pedagogo encontra-se em expansão tanto na esfera pública em virtude da ampliação de oportunidades educativas contempladas nos Planos e Políticas Educacionais federais, estaduais e municipais para Educação Básica, quanto, na rede de privada de ensino com a ampliação e surgimentos de novas escolas.

Com o intuito de ampliar as oportunidades no mundo do trabalho, alinhados ao curso de Pedagogia, ofertamos os cursos de pós - graduação lato sensu nas áreas de Gestão Educacional, Psicopedagogia Clínica e Institucional, Pedagogia Empresarial, Didática do Ensino Superior, Ludicidade, Neuropedagogia entre outros. Os estudantes que concluem a graduação na fafire são beneficiados com descontos nas mensalidades e quando laureados fazem o curso gratuitamente.

Como ações para 2015, o curso de pedagogia vai ampliar parcerias com organizações públicas e privadas, organizações não governamentais, espaços de educação profissional, no intuito de assegurar oportunidades de estágios remunerados, além dos estágios obrigatórios já conveniados com uma rede de escolas e organizações que asseguram a vivência dos estágios curriculares.
Realização do XVIII Encontro de Educação e Literatura Infantojuvenil, evento que integra os Cursos de Pedagogia e Letras temática “Formação de Educação e Leitores comprometidos com a Sustentabilidade Humana”.
Realização da XXI e XII Edição do Encontro Educação em Debate, trazendo a discussão sobre temas da atualidade.
Realização do II Encontro Interinstitucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – Pibid. / Capes. Neste ano de 2015, o encontro será sediado pela Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP.
Apoio aos Estudantes de Iniciação à Pesquisa – Núcleo de pesquisa da FAFIRE – Nupic.
Apoio aos estudantes selecionados para o Programa de Intercâmbio na Universidade de Porto e na Escola Superior de Educação Paula Frassinetti do Porto em Portugal.

Plano Pedagógico do Curso

Matriz Licenciatura Pedagogia 2017.1

Matriz Curricular XI - A partir de 2012


Turnos e Valores

• Noite: R$ 646,14

Fale com o coordenador

Fone: 2122-3521



* As informações acima descritas estão em acordo com as exigências da Portaria Normativa Nº 2 de 1º de Fevereiro de 2012.